sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tristeza e luto pela morte de adolescentes vítimas de massacre em escola pública no Rio de Janeiro.

O blog "Articulando a Legalidade" não poderia deixar de registrar, em homenagem e solidariedade aos pais das crianças e adolescentes, vítimas de massacre dentro da própria escola no Rio de Janeiro, este pequeno texto. O Brasil e o mundo ficou chocado com o cenário de violência e crueldade com que aquele rapaz, de 23 anos, fora protagonista, executando, de forma tão brutal, aquelas crianças tão indefesas e com um futuro brilhante a percorrer. 

Estamos sem resposta, mas fica a pergunta para ser respondida: Qual o valor da vida humana? É triste, mas o que se vê é novamente a banalização da vida, em que adolescentes, alunos daquela escola, são mortos friamente e de forma tão covarde. 

Devido a esse fato, os governantes já pensam em discutir políticas públicas eficientes, com o intuito de dar maior segurança às escolas públicas em todo o país. No caso em tela, nota-se que não houve nenhum porteiro ou qualquer tipo de segurança para vigiar a entrada de pessoas estranhas ao ambiente escolar. Penso que deveriam ser colocados em todas as escolas do país (nas suas portarias) seguranças e detectores de metais como aqueles que são utilizados em instituições bancárias. Deveriam adentrar às escolas apenas alunos e professores, com exceção, logicamente, de pessoas com autorização, a exemplo de pais e responsáveis de alunos, além de outras de interesse justificável, com monitoramento. Só assim preveniríamos atos tão violentos como esse que ocorreu no Rio de Janeiro.

Que Deus, através do Espírito Santo, conforte cada pai, cada mãe e parente daqueles adolescentes mortos no massacre e que nos proteja. 
E, por fim, não podemos mais deixar que a sociedade banalize a vida; não podemos nos conformar, mas devemos lutar para que o Brasil tenha paz,  porém é preciso nos achegarmos mais a Deus, com muita fé, apregoando o amor.   

2 comentários:

mrtrash disse...

Concordo plenamentesobre o assunto mas quero deixar uma pauta para discussão : As Imagens das vítimas (menores) estão sendo exibidas a todo o momento. O direito das crianças e dos adolescentes conf. art. 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente está sendo violado. O que o sr. comentaria sobre isso.

Dr. João Marcos Alencar Barros Costa Monteiro disse...

Vamos colocar o assunto em discussão. Há vários entendimentos, mas se houve autorização das famílias, não há o maior problema de tais imagens serem exibidas, inclusive pelo fato de as crianças não participarem de nenhum ato infracional e sim vítimas. Mas fica a discussão. Aguarde o desenvolvimento do debate. Obrigado por participar!